...Princesa.
Mostrar mensagens com a etiqueta crianças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta crianças. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Tic, Tac. Tic, Tac.
Querida R.
Não sei se sabes do quão és importante na vida de um mundo de pessoas, não no mundo inteiro, mas naquelas que vão fazer parte do teu mundo. Hoje, todos estão à espera que chores pela primeira vez e que mostres esse rosto que todos tentam adivinhar, desde que a tua mãe declarou que vinhas à caminho.
Ainda me lembro do dia em que, enquanto explicava uma manobra de massagem à tua mãe e lhe passava a mão na barriga, e desconfiei que tu já estavas ali. Não sei explicar porquê, mas parece que te senti, não sei! Só sei que desde ai, passaste a ser parte dos meus. Ainda não sabes, mas um dia saberás, que cá em casa há sempre lugar para mais uma criança e como tal também haverá um lugar para ti, sempre que queiras e a tua mãe te deixe vir até cá.
Eu serei aquela prima da tua mãe que é chata e te está sempre a dar muitos beijinhos nas bochechas, vais reconhecer facilmente. Vais ver!
Espero que tenhas ouvido o recado que mandei pela tua mãe, para ti. Dizia-te para te portares bem e não arreliares a tua mãe que já te espera há muitos dias e que está ansiosa por te ter no colo, disse-te também que és buéda importante na vida de muita gente, pois se não fosses não estavam todos as espera de te ouvir chorar.
Espero que hoje, ainda, seja o teu dia. Mas se for só amanhã ninguém te vai ralhar por isso, o que importa é que decidas que tem mesmo que ser, que mostres já a força do nome que a tua mãe escolheu para ti.
R. aqui te esperamos pacientemente certos de que serás o bebé mais lindo que hoje/amanhã nasce (e só não digo o mais lindo da família, porque sabes que para mim são todos os mais bonitos que podem haver).
Não te apresses, mas vê lá se te vais despachando, é que este som do tic-tac do relógio é uma coisa para dar nos nervos de qualquer um/a.
Beijinhos da prima chata que te vai espetar muitas beijocas nas bochechas, às vezes é duro mas tem mesmo que ser.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Emoção/Saudade, pela boca de uma criança.
Como já vem sendo um hábito, nesta altura das férias escolares da I. costumo leva-la à escolinha dela (Jardim de Infância) para (re)ver a professora L., professora que ela adora, mas que pela lógica da vida deixou de estar tão presente na vida da I.
Lá fomos, a I. de ramo na mão e com o coração acelerado com a ideia de voltar à escolinha, dela, à professora L., dela, à R. e à J., dela. Ao lugar que foi é dela.
(Eu própria tive direito a um (re)encontro com a minha professora da primária, pessoa que me marcou muito e por quem nutro grande carinho, mas isso seria outro post.)
A I. entrou, lá foi ver, abraçar e dar beijinhos a quem a acompanhou durante dois anos da sua, ainda curta, vida. A emoção nos olhos da professora L, da R. e da J. era visível, uma das meninas delas, voltava ali para as ver, para estar um bocadinho com elas. Dois dedos de conversa, desejos de um feliz natal e umas boas entradas no novo ano, a promessa de lá voltar quando assim for possível e lá regressamos a casa.
Chegamos a casa e perguntei-lhe se tinha gostado de ir à escolinha dela.
Ela: Gostei. Mas sabes, apetecia-me chorar, só não chorei por vergonha.
Ao que eu perguntei: Porquê?
Ela: Não sei, gostei de as ver e apeteceu-me chorar.
É esta a definição de emoção/saudade pela voz de uma criança. Criança que se apega muito às pessoas e que sente verdadeiramente saudades daqueles que a acarinham e que lhe dão colinho, ainda que não o saiba verbalizar como saudade.
E eu que ando uma chorona de primeira, lá fiquei de quitéria no canto do olho nos (re)encontros do dia e depois deste diálogo com a minha I.
Aviso: Este post fala de mamas e de riqueza.
definição de riqueza, segundo uma criança de 7 anos.
Ela: Madrinha, aquelas senhoras ricas e chiques, são as que tem um risco no meio das mamas, não são?
Eu: Peitos, diz-se peitos. Mas são ricas porquê?
Ela: Não sei, mas sei que são.
(sim, filha são ricas em atributos, lá isso são)
É esta a definição de riqueza para um criança
Mulher rica
Mulher pobre
Ahahahahah
Pensamento: E eu que pensei que ela achava que eu nem era rica nem pobre, mas em termos financeiros, afinal....
Ela: Madrinha, aquelas senhoras ricas e chiques, são as que tem um risco no meio das mamas, não são?
Eu: Peitos, diz-se peitos. Mas são ricas porquê?
Ela: Não sei, mas sei que são.
(sim, filha são ricas em atributos, lá isso são)
É esta a definição de riqueza para um criança
Mulher rica
Mulher pobre
Ahahahahah
Pensamento: E eu que pensei que ela achava que eu nem era rica nem pobre, mas em termos financeiros, afinal....
Subscrever:
Mensagens (Atom)



